

1- O que
A pele é feita de um novo material desenvolvido pela Universidade da california. Futuramente, esse novo material poderá ser usado em próteses para pessoas que perderam membros ou em robôs.
2- Por que
Esse é um projeto que pode trazer grandes inovações quanto à criação de robôs ou próteses. O exercito norte-americano esta financiando o projeto, seus criadores querem que futuramente robôs possam manejar objetos com mais precisão e que pessoas que tenham perdido algum membro possam voltar a ter não só um membro devolta, mais também sua capacidade de sentir contato no local específico.
3- como
O novo material chamado e-piel é uma espécie de lâmina fina composta por nano-tiras de silício e coberta de pequenos sensores do tamanho de um pixel. O material já foi testado, e é capaz de sentir até a pressão de uma mosca.
4- modificações
O material por ser um metal, não consegue imitar a textura da pele. Porem, se os desenvolvedores usassem uma textura orgânica, o objeto teria que receber uma carga de energia em alta voltagem para que a pele pudesse reconhecer alguma pressão. Já o silício consegue reconhecer pressões mínimas com apenas 5 volts.
Seria difícil sugerir modificações neste projeto, pois é uma tecnologia ainda muito nova; porém, fica ai o desafio de mudar a textura para que a pessoa que esteja usando uma prótese dessa possa esquecer que esteja usando uma.




